Sunday, October 29, 2017

Osho- Crença, dúvida e fanatismo. Criador e Divindade.


"Se você diz que o universo necessita de um Deus para criá-lo, surge de imediato a pergunta: “Quem criou Deus”? (..) Eu digo que a existência em si é suficiente, não necessita de um criador. Ela é a própria criatividade. Sendo assim, em vez de me perguntar se eu acredito em um criador, você deve me perguntar qual é o meu substituto para Deus, o criador. Meu substituto é a energia existencial da criatividade. E para mim, ser criativo é a qualidade religiosa mais importante. (...) ir à igreja é tolice, mas criar um jardim é tremendamente religioso. (…) Para mim, criatividade é Deus. Mas será melhor você permitir mudar a palavra deus para divino. Não existe nenhuma pessoa que seja Deus, mas existe uma tremenda energia – explodindo, infindável, se expandindo. Essa energia em expansão, infinita, explodindo, essa criatividade, é divina. Eu a conheço; não acredito nela. Eu a provei; não acredito nela. Eu a toquei, a respirei, a conheci no âmago do meu ser. E ela está tanto em você quanto em mim. Simplesmente olhe para dentro de si, apenas dê uma pequena virada de 180 graus e ficará ciente de uma verdade. Então você não pedirá por crenças. Só as pessoas cegas acreditam na luz. Aquelas que têm olhos não acreditam na luz, simplesmente a veem."  

Osho- Crença, dúvida e fanatismo. 

No comments:

Post a Comment