Monday, October 30, 2017

Crença, dúvida e fanatismo -Fé x Crença



“A crença em Deus não é necessária. Na verdade, a palavra crença é feia. Ela não mostra confiança, não mostra fé – crença é quase o contrário de fé. A palavra crença tem implícito nela o sentido de desejar, ansiar. Deixe-me explicar. Você diz: “Eu acredito no Deus misericordioso”. O que está dizendo exatamente? Está dizendo: “Eu desejo que haja um Deus misericordioso”. Quando você diz ‘Eu acredito’, você está dizendo ‘eu desejo intensamente’, ‘eu anseio’. Mas você não sabe.

(...)
As crenças são feitas pelo homem; a confiança é Divina. As Crenças são filosóficas; a confiança não tem nada a ver com filosofia. A confiança simplesmente mostra que você sabe o que é o amor. Não é um conceito de Deus que está sentado em algum lugar no céu, manipulando e administrando. A confiança não precisa de Deus; a vida infinita, esta totalidade, é mais do que suficiente. E, uma vez que você confia, você relaxa. Esse relaxamento é entrega”


Osho: Crença, dúvida e fanatismo.  

No comments:

Post a Comment