Sunday, October 29, 2017

Crença, dúvida e fanatismo: Católico convicto


"Você diz: “Sou católico convicto”. Foi apenas por acaso que você nasceu em uma casa católica. Se tivesse nascido e sido criado em uma família hindu, teria se tornado um hindu convicto. Se tivesse nascido na Rússia soviética e sido criado por um comunista, teria se tornado um comunista convicto. A convicção teria permanecido a mesma, do contrário tudo teria sido diferente. Essa convicção mostra simplesmente que você não é muito inteligente. Uma pessoa inteligente não acredita; ela tenta saber , ela investiga. Uma pessoa inteligente não é hindu ou muçulmana. Uma pessoa inteligente diz: “Ainda não sei, portanto como posso declarar o que é certo e o que é errado? Como posso dizer que a Bíblia está certa e o Alcorão está errado, ou vice-versa?” A pessoa inteligente só pode dizer uma coisa: “eu não sei, e não posso ter nenhum preconceito se realmente quero saber”. Ela permanece se preconceitos, aberta.

Sendo um católico, você está fechado; sendo um jainista, você está fechado; sendo um budista, você está fechado. Você não é um investigador, não é um buscador. Você não ama a verdade, ama a segurança. A crença lhe dá segurança. E, se quiser saber a verdade, terá de começar com o agnosticismo, terá de partir da condição de não saber. Toda verdadeira investigação só parte do não saber. Você precisa estar claramente consciente de que “eu não sei; mas tenho de procurar, tenho de buscar, tenho de encontrar, e devo partir sem nenhuma concepção a priori”.


Osho - Crença, dúvida e fanatismo. 

No comments:

Post a Comment